ANJOS – O EXERCITO DE DEUS (Parte I)

Quero dividir com vocês o estudo resumido proferido por Pr. Marcos Marangoni sobre anjos que achei interessante.


“Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?” – Hebreus 1:14

Introdução: Não é somente a salvação, que Deus disponibiliza, a todos os homens que o recebem como Senhor e Salvador de suas vidas. Dentre os muitos “bônus” que o Senhor usa para abençoar o cristão, há um, o exército celestial, que guarda, protege e abençoa o seu povo.
O que são Anjos?
“Anjos são seres espirituais criados, dotados de juízo moral e alta inteligência, mas desprovidos de corpos físicos”.


Por anjos entendemos aqueles seres espirituais que Deus criou acima da humanidade, alguns dos quais permaneceram obedientes a Deus e realizam sua vontade, enquanto outros desobedeceram, perderam sua condição santa e agora se opõem à sua obra e a dificultam.
Anjos Bons
O Principal termo hebraico equivalente a anjo é mal’âk; a palavra grega correspondente é angelos; em ambos os casos, o significado básico é “mensageiro”.
Outros termos:
a)    Antigo Testamento – “santos” (Sl. 89:5,7) e “vigilantes” (Dn. 4:13,17,23). Coletivamente, são tratados por “o conselho” (Sl. 89:7), “a assembléia” (Sl. 89:5), e “exército” ou “exércitos”, como na expressão muito comum “SENHOR dos exércitos” encontrada mais de 60 vezes no livro de Isaías.
b)    Novo Testamento – “milícia celestial” (Lc. 2:13), “espíritos” (Hb. 1:14) e, em várias combinações, “principados”, “poderes”, “tronos”, “domínios” e “soberanias” (Cl. 1:16; Rm. 8:38; 1 Co. 15:24; Ef. 6:12; Cl; 2:15). O termo arcanjo aparece em duas passagens, 1 Te. 4:16 e Judas 9. Nesta, Miguel é denominado arcanjo.

Sua Origem, Natureza e Posição
Não se afirma claramente na Escritura que os anjos foram criados e o relato da criação não os menciona (Gn. 1 – 2). Que foram criados, no entanto, infere-se claramente do Salmo 148:2, 5 “Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o todas as suas legiões celestes […] Louvem o nome do Senhor, pois mandou ele, e foram criados”.
Segundo o autor de Hebreus (1:14) parece certo concluir que os anjos são seres espirituais; eles não possuem corpo físico ou material. As manifestações registradas nas Escrituras devem ser consideradas aparências assumidas na ocasião (angelofanias).
A Passagem mais longa que trata dos anjos (Hebreus 1.5 – 2:9) faz questão de estabelecer que Cristo é superior a eles. Embora por um breve período estive um pouco abaixo deles, Jesus é em todos os aspectos superior. E embora sejam, por sua vez, superiores aos homens em muita de suas habilidades e qualidades, os anjos ainda fazem parte da classe de seres criados e, portanto, finitos.