Quem você é?

Clique na imagem para ampliar

       A teoria dos quatro temperamentos é uma ferramenta muito importante para conhecer a si mesmo, e conhecer os outros. Tenho analisado que as pessoas, embora possuam características próprias, são parecidas em alguns aspectos. Tal semelhança levou-me a pesquisar a respeito do assunto e descobrir que nós agimos de acordo com o nosso temperamento.
Não é meu objetivo expor toda teoria, mas fazer-nos refletir a respeito de como Deus, em sua infinita sabedoria, usa cada um, independente de sua personalidade e temperamento.
Algumas pessoas naturalmente são alegres, já outras têm a tendência de ter pensamentos tristes, se não cuidar, até depressivos. Outras não demonstram emoção, ou ficam nervosas rapidamente. Por quê? Porque cada uma possui um temperamento que incide no seu modo de agir.

Você pode ser um PERFEITO MELANCÓLICO. Geralmente os perfeitos melancólicos possuem características bem singulares. Conhecidos por não gostar de barulhos, às vezes são mal-humorados e preferem estar sozinhos a estar acompanhados. Não gostam muito de festas. Eles querem, a maioria das vezes, o aconchego do lar. São tímidos e se expostos à situação de risco tendem a se retrair, não aceitam de imediato o desafio. Eles pensam muito para agir e demoram a tomar decisões. Os perfeitos melancólicos são desconfiados, muito críticos, principalmente no que se refere à amizade. São perfeccionistas, desejam que tudo esteja no lugar e de forma ordenada. Não há melhor amigo que a pessoa de temperamento melancólico, geralmente eles são fieis.   Além disso, possui privilegiada habilidade para analisar e capacidade de diagnosticar apuradamente as barreiras de qualquer projeto cujo planejamento participe. Tem sensibilidade grande para as artes, os maiores escritores são melancólicos, por isso quem possui esse temperamento pode se destacar no campo artístico, assim como podem ser bons músicos, filósofos, educadores e inventores. Os perfeitos melancólicos devem pedir ao Espírito Santo alegria, fé, autocontrole no que se refere aos pensamentos negativos, paz e amor.
Se você não se encaixou na descrição do perfeito melancólico, você pode ser um POPULAR SANGUINEO. O popular sanguineo adora chamar atenção, ama festas e não suporta ficar muito tempo em casa. Geralmente é comunicativo e engraçado, e por isso tem muitos amigos. Tudo para o popular sanguineo é motivo de gozação e festa. Adora contar histórias para surpreender sua “platéia” por isso, às vezes, a tendência é aumentar o fato ou até mesmo inventá-lo. É espontâneo, simpático e amistoso. Diferente do perfeito melancólico, é otimista e eufórico. Suas fraquezas concentram-se em ser desorganizado, inseguro, principalmente quando não consegue chamar atenção das pessoas a sua volta, além disso, é emocionalmente instável. É notável que muitas pessoas desse temperamento não tenham muito apreço por estudo devido ao seu espírito inquieto; os sanguineos têm dificuldades de terminar os projetos que começam.  Os populares sanguineos podem ser bons vendedores, atores, professores, oradores e conferencistas. Quem tem tal temperamento deve pedir ao Espírito Santo autocontrole, fé, paz, paciência e perseverança, principalmente para terminar àquilo que começou.
Outro temperamento existente é o do PODEROSO CÓLERICO, geralmente essas pessoas são extremamente decididas, quando precisam escolher não demoram, são rápidos — que seja tomar decisão para si ou para os outros –  por isso são tidos como autoritários. São independentes, práticos, tem uma habilidade grande para a liderança, por que dificilmente desistem dos seus objetivos, possuem naturalmente uma firmeza inabalável e a maioria das vezes, alcançam sucesso.  Sempre querem mais, não se conformam com pouco, poderosos coléricos são ambiciosos e audaciosos; não tem medo. Jamais se intimidam diante dos desafios. No entanto, não são poucas as vezes que tratam as pessoas com aspereza, arrogância e agressividade; os poderosos coléricos são muito nervosos; além disso, tem a tendência de ser orgulhoso, rancoroso, e vaidoso. Quem tem esse temperamento devem pedir ao Espírito Santo muito amor, por ser muitas vezes egoístas, paciência, paz, benevolência e humildade. Os poderosos coléricos podem ser bons gerentes, planejadores e diretores.
Se até agora você não se achou apresento-lhe o PACÍFICO FLEUMÁTICO. Quem tem esse temperamento vive uma vida serena e agradável. Gostam de estar em família, cuida com zelo dos seus. Embora não sejam tão extrovertidos, gostam do convívio social, sempre tem amigos. Por ter senso de humor, conseguem “arrancar” gargalhada das pessoas a sua volta, sem jamais deixar escapar um sorriso. É organizado, tem boa memória, eficiente e prático. Dificilmente querem liderar por vontade própria, mas quando lhe são impostos são chefes excelentes e capazes. Os pacíficos fleumáticos são desconfiados, indecisos e temerosos; são muito contemplativos, por isso tem a tendência de agir pouco. Quem tem tal temperamento, muitas vezes são frios e calculistas e ásperos no falar, por isso devem pedir ao Espírito Santo que lhe acrescentem docilidade, além de fé, amor, e temperança. No que diz respeito à profissão podem ser excelentes diplomatas, administradores e professores.
Você pode fazer o teste agora, clique no link abaixo:

BIBLIOGRAFIA COMENTADA
PARTOW, Donna. Conheça melhor sua personalidade. São Paulo ,Editora Betânia.
LAHAYE, Tim. Temperamentos Transformados. São Paulo. Editora Mundo Cristão
RANDY, Rolfe. Os quatro temperamentos. São Paulo. Editora Arx
LITTAUER, Florence. Personality Plus. São Paulo. Editora Pro-net~
CALEGARI, M. L.; VIZIOLI,M. Liderança, a força do temperamento. São Paulo. Editora Pearson Educacion .
CALEGARI, M. L. Temperamento e Carreira. São Paulo. Editora Summus

Por: Juliana Rodrigues dos Santos