A batalha da mente

Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele...” Provérbios 23.7
...Se nossos  pensamentos influenciam no que nos tornamos então deve ser prioridade ter pensamentos corretos...

.
A bíblia deixa claro que Deus se importa com o que pensamos.Por quê? Se não vamos agir da forma como pensamos, qual é o problema? Por que Deus vai Se importar com o que pensamos? Quem ouviu falar de alguém que feriu outra pessoa com um pensamento? Quem foi ofendido pelos pensamentos de outra pessoa? Os pensamentos são coisas privativas, pessoais que, afinal, se não os expressarmos nem agirmos de acordo com eles, não ferem ninguém.

Sera que deus se importa com o que pensamos? O que a bíblia diz sobre isso?

Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo. (1 Cor. 2:16)

Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo. (Êxo. 20:17)

Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus. (Mat. 5:8)

Tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai e serve-o de coração íntegro e alma voluntária; porque o SENHOR esquadrinha todos os corações e penetra todos os desígnios do pensamento. Se o buscares, ele deixará achar-se por ti; se o deixares, ele te rejeitará para sempre. (1 Crôn. 28:9)

Para e pense o que você esta pensando.

Os pensamentos são a base de todas as palavras e ações. Assim, tudo o que pensamos é importante. Cada má ação cometida, cada má palavra proferida, cada pecado, começou primeiro como pensamento.

Há pessoas que vivem com uma mente aprisionada devido a fortalezas que ela criou no passado nas quais não consegue sair dela sozinhos,mais com a ajuda do espirito santo a vitória é certa (Zac 4:6)

Mesmo depois de receber Jesus como Salvador e Senhor, ainda é possível sermos distraídos por uma multidão de atrações terrestres. Podemos facilmente ficar preocupados com coisas de importância secundária e esquecer que somos chamados para fixar a mente nas coisas de cima, não nas da Terra. Afinal, vivemos fisicamente na Terra estamos constantemente cercados pelas coisas da Terra.

Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; (Col. 3:2)

Pense nesta idéia terrível: Imagine que de repente os seus pensamentos fossem projetados em uma tela para todos verem! O que estaria lá? O que isso lhe diz sobre o que está na sua mente e que mudanças precisam ser feitas?


  Imaginação santificada


Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Rom. 12:1-2)


Um dos preciosos dons que todos recebemos do Criador é o da imaginação. Infelizmente, nossa imaginação é corrompida por pensamentos e desejos pecaminosos. Precisamos que a nossa imaginação seja santificada. Pela importância que a Bíblia dá aos pensamentos, devemos saber que existe um poder de cima que nos ajuda a obter o controle dos pensamentos e da imaginação


Veja:
não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, (Tito 3:5)


Rom. 12:1 e 2 e Tito 3:5,Estas duas passagens bíblicas contêm as únicas referências ao substantivo grego traduzido como "renovador" ou "renovação". A transformação radical da mente prometida em Romanos 12:1-2 só pode ser efetuada pelo poder do Espírito Santo, que trabalha nos cristãos que se renderam a Ele. Deus trabalhará em nossa imaginação, mas só até o ponto que lhe permitirmos. Às vezes, essa submissão pode requerer um esforço diligente de nossa parte. Como todos seguramente já sabem, é muito fácil a mente perder-se e entrar em temas proibidos, terrenos, coisas carnais que são de baixo e não do alto. Talvez seja em parte por isso que Paulo também diz que devemos "orar sempre" (II Tess. 1:11), porque nada pode erguer nossos pensamentos como a oração.


Influências


Foto meramente ilustrativa

Um sem-teto de uma grande cidade, bêbado e molhado estava dormindo em uma ruela.
 Um grupo de jovens, vendo o infeliz, encontrou um galão de gasolina. Enquanto o homem dormia, eles o ensoparam com o combustível e o deixaram queimando. Ele morreu de forma horrível.
Quando presos e interrogados por que haviam feito coisa tão terrível, um dos rapazes simplesmente respondeu que tinham visto algo semelhante em um filme e haviam copiado o que viram.


Pense neste episódio. Por mais extremo que seja, qual é o princípio importante que vemos neste caso?


O que te influencia hoje jovem?
um filme?um amigo?"a mídia"?a "moda"? ou a palavra de deus?


Deus se importa com os nossos pensamentos, e também nos prometeu forças para mudar os pensamentos. Mas qualquer que seja o poder prometido de cima, Deus não vai mudar nossos pensamentos por milagre. Não fazemos simplesmente uma oração: "Senhor, muda os meus pensamentos", e imediatamente recebemos coração e mente puros. Embora isso fosse muito bom, não é assim que funciona. Temos um papel definido em cooperar com o Senhor. Em grande parte, as coisas que pomos em nossa mente afetam as coisas em que pensamos. Quanto mais você ler sobre Jesus, mais os seus pensamentos se concentrarão nele e nas coisas santas quanto mais você ler sobre coisas terrestres e profanas, mais os seus pensamentos serão sobre coisas profanas e terrestres. É simples assim.


Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. (Filip. 4:8)


Julio Francis Amaro
Oficina Jovem