As duas faces da memória

Texto – Lamentações 3.19-21

19 Lembra-te da minha aflição e do meu pranto, do absinto e do veneno.
20 Minha alma, continuamente, os recorda e se abate dentro de mim.
21 ¶ Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.

As lembranças são algo que jamais conseguiremos apagar, são memórias de dias alegres e tristes. Tentamos esquecer alguns traumas, algumas ocasiões que ocorreram em nossas vidas por causa da dor que elas nos trouxeram, mas percebemos que não poderemos apagá-las e sim apreender a viver com essas recordações.


O que a palavra nos ensina nesses versículos.

Lembra-te da minha aflição e do meu pranto, do absinto e do veneno... Minha alma, continuamente, os recorda e se abate dentro de mim.

1.Memórias que não ajudam.

Nós somos seres que normalmente vivemos pelo passado, fundamentamos o futuro de nossas vidas no que vivemos num passado que já foi lavado e remido pelo Sangue de Jesus.

Viver dessa maneira, lembrando do passado, faz com que tomemos atitudes que nos prejudicam, isso nos leva a recordar e muitas vezes até viver momentos que só marcaram a nossa alma. O que as lembranças de farras, bebedices, choro, e de veneno (drogas ou palavras malditas), podem nos trazer de bom? O que elas podem nos ajudar em momentos de angústias e aflições? Nada!

Essas coisas só irão fazer com que voltemos a praticar as velhas obras, e cutuquemos as feridas.

O profeta Jeremias sabia disso quanto estava escrevendo o livro de lamentações, por isso tomou uma atitude diferenciada dizendo:

“Quero trazer à memória o que me pode dar esperança”.

 Depois de falar isso o profeta escreve um dos mais famosos versículos bíblicos, Lamentações 3.22-23
22 As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;
23 renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.

É isso que devemos fazer quando estamos em provação, essa é a atitude correta a se tomar para termos vitória, para rompermos em graça e unção, para conhecermos o poder de Deus em nossas vidas. As lembranças das promessas do Senhor são o que nos dão esperança de continuar a nossa caminhada, nos tornando Jovens, homens e mulheres, que são fortes em Deus, que buscam no Senhor a esperança para situações adversas.

Isso nos leva a crer que a nossa família, a nossa vida tem sempre solução, por que o Senhor nos dá esperança e nos faz crer e ser mais do que vencedores em Cristo.

A verdadeira memória que nos dá esperança morreu na Cruz, se chama Jesus, e ressuscitou para nos dar TODA A ESPERANÇA DE VIDA.


Amo Esse Deus maravilhoso.

Deus abençoe
Um forte Abraço
Danilo Cézar